ESTUDO BIBLICO

 

Estudo. N° 01

 PROVAÇÃO E TENTAÇÃO PARA QUE SERVE ?

 

“Sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança.”Tg 1.3

Diferente daquilo que muitos dizem, a provação não é falta de fé nem a evidência de vida pecaminosa.. Há coisas na vida cristã que só são aprendidas mediante tribulações. A provação é a fornalha de Deus para robustecer a nossa fé. Tribulação não é sinal de desamor nem falta de compaixão de Deus. Enquanto a tentação quer nos levar para longe de Deus, a provação quer nos trazer para perto do Senhor.

A tentação visa enfraquecer-nos; a provação tem por finalidade fortalecer-nos. A tentação mina nossa fé, a provação a fortalece. Uma quer fazer com que violemos a lei de Deus, a outra que aprendamos a amar a sua lei. Ninguém que tenha passado pela provação chegou do outro lado desfalecido. Pelo contrário chegu do outro lado mais forte do que nunca.

Tiago ensina que o cristão deve se alegrar com a provação. A provação produz resultados maravilhosos. Pela tribulação aprendemos o caminho da perseverança e ficamos coma nossa fé fortalecida. 

Em primeiro a pedro Cap.1:6 nos mostra que a tentação  as vezes nos deixa entristecidos, cansados, afringidos, e com isso muitos que se dizem cristaos acabam ate pecando, porque acaba sedendo a tentação, vemos o Rei Davi era um perito em guerra vencedor,  quando israel ia para batalha e Davi estava com eles, eles ja sabiam era vitória certa, quando foi tentado, ele descobriu que tinha aprendido aguerrear como ninguem mais estava prestes a perder uma batalha para ele mesmo.

O resultado nós ja sabemos dores, tristesas, canseira, e choro.

Em mateus cap. 26:41  Jesus disse.  Vigiem e orem para que não sejam tentados. O espírito está pronto para resistir a tentação, mas o corpo é fraco.

 O própio Jesus quando estava ensinando os dicipulos em como orar ele disse. Mateus cap 6:13 para pedir a Deus para nos livrar da tentação.

1 Tess. 3:5  Então tive de enviar Timóteo. Não pude agüentar mais e por isso o enviei para saber como vocês vão indo na fé. Certamente que o Diabo não os poderia ter tentado de tal modo, que todo o nosso trabalho não valesse nada.

2 Cor 2:11  Eu o perdôo para que Satanás não se aproveite de nós, pois conhecemos bem os planos dele.

1 João 5:18 Sabemos que os filhos de Deus não continuam pecando, porque o Filho de Deus os guarda, e o Diabo não pode tocar neles.

Tiago 1:13-14 Quando alguém for tentado nestes momentos de aflição, não diga: "Esta tentação vem de Deus". Porque Deus não é tentado pelo mal e ele mesmo não tenta ninguém. Mas uma pessoa é tentada quando é atraída e enganada pelos seus próprios maus desejos.

As Escrituras falam de três tipos de "dificuldades " para o que crê: 1) disciplina, julgamento, ou reprovação do Senhor; 2) testes, provações, e sofrimento; e 3) tentações ou ataques de Satanás. Assim quando a dificuldade vem, de que tipo é? Estará Deus agindo para me corrigir, será esta a perseguição prometida aos que O seguem, ou será que demos permissão de acesso para Satanás em nossas vidas?

Enquanto vemos em Tiago 1:06 a tentação nos levando cada vez mais para longe de Cristo, vemos no versiculo 7 a provação nos levando mais e mais para perto de de Cristo

Muitos homens de Deus foram provados, ficaram firmes e foram aprovados por Deus.

Jó 2:4-7,9-10 "... Satanás respondeu, ... "Agora, se estenderes a mão e ferires o corpo dele, verás como ele o amaldiçoará". O Deus Eterno disse a Satanás: - " Pois bem. Faça o que quiser com Jó, mas não o mate. Aí Satanás saiu da presença do Deus Eterno e fez com que o corpo de Jó ficasse coberto de feridas horríveis, desde a sola dos pés até o alto da cabeça... E a mulher dele disse: Você continua sendo bom? Amaldiçoe a Deus e morra! Jó respondeu: - Você está dizendo bobagem! Se recebemos de Deus as coisas boas, porque não vamos aceitar também as desgraças? Assim, apesar de tudo, Jó não pecou nem disse uma só palavra contra Deus.

Deus prova a Abraao Gen. 22:1e2 “Depois dessas coisas, pôs Deus Abraão à prova e lhe disse: Abraão! Este lhe respondeu: Eis-me aqui! Acrescentou Deus: Toma teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; oferece-o ali em holocausto, sobre um dos montes, que eu te mostrarei.” Gênesis 22:1,2

Entendo que Deus colocou muitos de seus filhos em prova não para velos derrotados mais para que eles se tornacem cada vez mais fortes e preparados para vercer, e nos ensinar a vencer em Cristo. 

Presb. A.C.Mondeck